Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

OS 10 MAIS PROCURADOS DO MUNDO



O artigo gerou grande interesse dos leitores, fazendo com que J. Edigar Hoover, diretor do FBI na época, decidisse iniciar em Março de 1950 o programa “Os 10 fugitivos mais procurados”.A idéia básica é divulgar e difundir através de distintos meios (imprensa, barricadas e cartazes em edifícios públicos) os nomes, características físicas e os crimes destas pessoas que violaram a lei, e ainda não foram presas pela justiça. Com esta campanha, o objetivo é conseguir a colaboração da população civil na captura destes criminosos, mediante a recompensa que varia dependendo da periculosidade do mal-feitor.Desde a sua implantação, 476 pessoas já passaram por esta lista, das quais 447 foram capturadas; 145 delas graças a informação proporcionada pelos indivíduos da sociedade civil.
10 . Alexis Flores, (18/06/1975), é procurado por causa do seqüestro e assassinato de uma menina de 5 anos, Iriana de Jesus, na Filadélfia, Pennsylvania, em 2000. Ele é Hondurenho e mente descarada e freqüentemente ser muito mais jovem do que na verdade é. De acordo com seu perfil no Mais Procurados da América, há evidências de que ele também estuprou uma criança antes de a matar.
A primeira pessoa a formar parte desta lista foi Thomas James Holden em 14 de março de 1950. Holden era acusado de haver cruzado as fronteiras interestaduais para evitar julgamento por um triplo homicídio que havia cometido em Chicago. Um ano depois, no dia 23 de junho de 1951 foi preso em Beaverton, Oregon, pelos agentes do FBI, que encontraram o seu paradeiro graças a chamada de um homem que havia visto sua foto publicada no jornal.
09 . Emigdio Preciado, Jr., (19/08/1969) é procurado por abrir fogo em dois delegados de polícia de Los Angeles, Califórnia, no dia 5 de setembro de 2000, deixando um deles paralítico. Na ocasião, Emigdio estava sendo investigado por encabeçar uma gangue de assassinos profissionais.
Ele é também um notório do Mais Procurados da América. O FBI acredita que ele possa estar no México e a recompensa para informação que conduza à captura de Preciado é de também cem mil dólares.

Para fazer parte da lista dos “10 fugitivos mais procurados”, leva-se em conta a atividade criminal do indivíduo em questão. Ofensas de máximo grau como assassinato, delitos sexuais, tráfico de drogas ou terrorismo são suficientes para que esta pessoa seja considerada uma ameaça à sociedade, e portanto, garantir um lugar na lista. Em segundo lugar, os agentes do FBI devem ter a convicção de que promovendo o nome do criminoso e seu caso, irá garantir que se consiga informação através da população civil que leve até a sua captura.
08 . Jorge Alberto Lopez Orozco, (22/04/1976) é procurado por ter relação direta com os assassinatos de uma mulher e seus dois filhos, 2 e 4 anos, no Município de Elmore, Idaho. Os restos carbonizados das vítimas foram achados no dia 11 de agosto de 2002, dentro do porta-malas de um veículo incendiado. Ele pode ter tido a ajuda do irmão Simon Lopez-Orozco e esposa que também estão foragidos. Jorge Alberto é outro que paga recompensa de até cem mil dólares.
Uma vez dentro, a única maneira de remover um indivíduo da lista é quando sua captura se torna efetiva, se retirarem as acusações contra esta pessoa (algo que o FBI não tem a autoridade para fazer, já que depende da parte acusadora) ou que deixe de ser considerado pelas características de seu caso, uma séria ameaça para a sociedade. Cinco pessoas que formaram parte da lista foram removidas por esta última razão. Cada vez que uma pessoa sai dela, é substituída por outra.


07 . Diego Leon Montoya Sanchez, (11/01/1958), procurado pela manufatura, distribuição e envio de toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Montoya é supostamente um dos principais líderes do Cartel Norte do Vale da Droga colombiano. É crido que este Cartel seja a organização mais poderosa e violenta de traficantes na Colômbia e segundo notícias é fortemente protegido por grupos armados, enquanto fornece ajuda e armas ilegais tanto para para-militares da ala direitista como também para os rebeldes esquerdistas.


Você deve ter visto nos jornais que Montoya foi preso no início do mês(10/09/2007) na Colômbia, logo após a prisão de Juan Carlos Ramírez Abadía em SP. Alguém embolsou, nada mais nada menos que, 5 milhões de dólares; valor oferecido pelo Programa de Recompensas do Departamento Estatal de Narcóticos dos EUA.
A dinâmica de seleção das pessoas que passam a formar parte da lista é a seguinte: A Divisão de Investigação Criminal (CID segundo suas siglas em inglês) e o escritório central do FBI, convocam os 56 escritórios regionais para uma espécie de “eleição” onde são apresentados “seus candidatos”. Os nomes recebidos são avaliados por agentes especiais em CID e no Escritório de Assuntos Públicos e do Congresso.
06 . Robert William Fisher, (13/04/1961), é procurado por matar sua esposa e os dois filhos e logo depois explodir a casa na qual moraram em Scottsdale, Arizona, em abril de 2001. Ele também foi expulso da marinha por colocar o Tenente de sua companhia dentro de um latão e botar fogo. A recompensa para informação que conduz à captura de Fischer é de cem mil "verdinhas".

 Os arquivos dos “candidatos” selecionados são enviados ao Diretor do CID para sua aprovação e finalmente ao Diretor Chefe do FBI, que é quem outorga a aprovação final.
Apesar de que desde 1950, a maioria das pessoas que integraram esta lista foi homem, um total de sete mulheres já fizeram parte dela. A primeira foi Ruth Eisermann-Schier, que em 1968 foi acusada do seqüestro de uma herdeira oriunda de Miami de um hotel na Georgia , de pedir posteriormente a soma de 500 mil dólares pela sua liberação. A vítima foi encontrada com vida, mas Eisemann-Schier não foi presa até março de 1969 quando foi localizada em Oklahoma.
05 . Jon Schillaci, (14/12/1971), saiu do presídio em Sugarland, Texas, no verão de 1999 depois de cumprir a sentença de dez anos de prisão por ter molestado um garoto. Daí o cara foi pra New Hampshire e conseguiu convencer toda uma família de que tinha se tornado um novo homem. Deu no que deu... Schillaci violentou sexualmente o filho de 5 anos e agora sua cabeça está novamente a prêmio por duzentos mil dólares.

Desde 1950, o mundo tem mudado com rapidez e como conseqüencia, o perfil daqueles incluídos na lista tem variado notavelmente. No início, a lista era constituída de assaltantes de bancos, de carros ou simplesmente ladrões ordinários. Durante a década de 60, os delitos mais comuns dos que integravam a lista eram seqüestro, destruição de propriedade do governo e sabotagem. A partir dos anos 70, o crime organizado e o terrorismo por razões políticas já eram as causas mais comuns para a perseguição. Nos últimos 30 anos, cabeças de grandes redes de narcotráfico, assassinos em série, chefes do crime organizado e terroristas predominam a lista.
04 . James J. Bulger, (03/09/1929) é procurado por tomar parte em numerosos assassinatos quando era líder de um grupo de criminoso organizado que extorquia comerciantes, traficava drogas, e praticava toda sorte de atividades ilegais em Boston, Massachusetts. Dizem que o vovô tem um temperamento violento e é conhecido por estar sempre usando um punhal de meter medo a qualquer Cearense.
A recompensa para quem entregar o vovô nervosinho é de um milhão de dólares.

Mas não foi só o perfil dos fugitivos que mudou com os anos; as vias de difusão da lista agora são mais amplas e englobam mais territórios graças à expansão e democratização da tecnologia. A internet é hoje em dia um dos meios de difusão mais apoiados pelo FBI no seu trabalho de localização e apreensão dos fugitivos em qualquer parte do planeta. 
03 . Osama bin Laden, (10/03/1957), líder da al-Qaeda é procurado pelos bombardeios das embaixadas dos Estados Unidos em Dar Es Salam,Tanzânia e Nairobi, no Quênia em 7 de agosto de 1998. Estes ataques mataram mais de 200 pessoas. bin Laden é considerado também responsável pelo 12 de outubro de 2000, pelo ataque ao contratorpedeiro USS Cole ao largo da costa do Iêmen que matou 17 marinheiros.
A justificativa do FBI para que bin Laden não apareça no primeiro posto chega a ser hilária para justificar a incompetência de até hoje eles não terem conseguido botar a mão no "bagre" (porquê este cara é muito liso, só pode ser um bagre).
Resulta frustrante à nação mais rica do mundo contemporâneo não conseguir localizar uma única pessoa. Assim o FBI diz que o motivo do terrorista ter estado no primeiro posto de mais procurado pelo FBI em novembro de 2001 foi os bombardeios as embaixadas na África e não pelo papel alegado por ele no 11 de setembro de 2001, agora ele é o numero na lista dos terroristas mais procurados do mundo.

Para citar um exemplo, em 1996, Leslie Isben Rogge, que estava sendo procurado por haver escapado de uma prisão federal de Idaho em 1985 e por sua participação em distintos roubos a bancos, foi preso em Guatemala graças à informação proporcionada por um cidadão guatemalteco que havia consultado a página web do FBI e que, logo após reconhecer Rooge, pôde alertar as autoridades sobre a presença dele neste país.
02 . Glen Stewart Godwin, (26/06/1958), é o segundo mais velho (a mais tempo) na lista, assassino frio e calculista, dizem que não há prisão que o segure. Em 1996 quando cumpria pena por duplo homicídio na prisão Estadual de Folsom, Califórnia, soube que quem entregou seu paradeiro foi a esposa. Fugiu na mesma noite e a esquartejou. A recompensa por sua captura já chegou a beirar o milhão quando era considerado inimigo público número 1 dos EUA, mas hoje, que deve ter fugido para Brasília, estão pagando cem mil pelo clone do George Clooney.
Atualmente, uma das principais ocupações do FBI é a luta contra o terrorismo internacional. Após os ataques de 11 de setembro, a guerra contra o terrorismo foi declarada e não há sinais de trégua. Até agora, cinco escritórios diferentes foram criados para esse fim, onde agentes especiais do FBI trabalham numa espécie de associação com outras forças de segurança e outras organizações (tais como o Serviço de Imigração dos Estados Unidos) a nível local, regional, nacional, e com os serviços de inteligência de outros países, para tentar desfazer as redes de terrorismo organizado que funcionam a nível global, capturar seus líderes e cortar as vias de financiamento.
01 . Victor Manuel Gerena, (24/06/1958), cubano que está a mais tempo na lista é de meter medo a qualquer senador brasileiro. Ele, sozinho, roubou aproximadamente sete milhões de dólares de uma companhia de segurança em Hartford, Connecticut, em 1983. Sem dar sequer um tiro sequer, ele logrou algemar os outros dois guardas que faziam a segurança junto com ele, injetou-lhes uma substância paralisante e "fez a festa". Qualquer semelhança, não é pura coincidência. A recompensa, engordada pela empresa de segurança, para qualquer informação que conduza à captura de Gerena é de um milhão de dólares.


No mesmo estilo da lista dos “10 fugitivos mais procurados”, o FBI conta com uma lista dos “Terroristas mais procurados” no qual aparece uma ficha pessoal e uma descrição de 22 indivíduos vinculados a atos terroristas. Os motivos pelos quais eles são procurados pela justiça norte-americana atualmente são basicamente quatro. Confira a seguir a

Nenhum comentário: