Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

O HOMEM E AS ARMAS



Durante milhões de anos da evolução humana o homem viveu com suas armas naturais, ou seja, somente com suas defesas naturais, suas garras e dentes (como os demais animais). Durante oneolítico surgiram as primeiras armas humanas de pedra lascada, pequenos grupos para se defendessem dos predadores, de outros grupos e para a caça criaram ferramentas capazes de causar ferimentos e matar a si e aos demais irmãos, já havia também uma preocupação em torno da defesa de seus pertences.
Ja pensou enfrentar uma bocarra dessas 
sem nenhuma arma de fogo!
Com a evolução desses grupos o temor aumentava, pois quanto mais um grupo se desenvolvia, acumulava conhecimentos e posses, maior era a possibilidade de sofrer ataques de grupos rivais que tinham por objetivo tomarem para si tudo aquilo que possuíam, como os alimentos, as fêmeas para procriarem, a melhor caverna, a melhor localização em relação à caça e água, surgindo, dessa forma a necessidades do aperfeiçoamento dos meios de defesa pessoal, bem como do grupo social.
Agora para se enfrentar esse monstro era
 preciso uma arma muito potente...
A necessidade de proteção e a tendência a agressões próprias do homem orientaram seus esforços para o desenvolvimento e fabricação de armas. A origem e a sequência dos primeiros meios mecânicos usados nas armas podem apenas ser imaginados, e com certeza surgiram na Pré-História, provavelmente o uso de um galho como prolongamento de suas mãos(garras), braços(lutar) e dentes(rasgar) e para melhorar a eficácia e a potência de uma pedra arremessada com a mão foi o primeiro aperfeiçoamento introduzido no armamento humano.
Agora para  esses  maravilhosos anjinhos nem se precisaria se pensar em armas porem...
Os homens das cavernas enfrentavam grandes feras com armas rusticas, seu grande sucesso nas batalhas era o cooperativismo de todos.
Quem sabe logo após eles perceberam que se a pedra fosse lapidada em formas pontudas, cortantes e perfurantes, ela mataria, aleijaria ou paralisaria, mais rapidamente.Assim as armas foram se evoluindo para se tornarem facas, espadaspunhais etc. Paralelamente, eles perceberam que se conseguissem lançar um projétil com precisão, eles poderiam atacar a presa ou inimigo sem se aproximar. Surgiu assim o conceito dos arcos flecha, das bestas, dos bumerangues, etc.
Á ficção cientifica, fez com que um homem derrotasse um poderoso leão usando apenas uma faca (Tarzan), mas até ai não existe novidade nenhuma, pois á Biblia Sagrada relata que Sansão matou um leão com um soco,(Juizes Capitulo 14, versiculo 6) e o rei Davi conseguiu matar também um leão e um urso com sua funda(1Samuel, Capitulo 17, versiculo 16), isso demostra que á força real de um homem, não esta apenas nas armas, é muito mais do que isso.
Os dardos e as lanças leves de arremesso apareceram nos primórdios da civilização. A funda, cuja criação é atribuída aos fenícios ou aos habitantes das ilhas Baleares, foi usada como arma de guerra durante séculos.
Sansão derrotou um leão com as mãos, 
mas foi derrotado por uma fragil mulher.
A evolução humana caminhava vagarosamente, as necessidades eram maiores e o conhecimento restrito, surgindo, na pré-história, o período caracterizado pela generalização do uso de instrumentos metálicos pelo homem, tanto para o ataque como para a defesa. Seu início remonta a mais de 3000 a.C. Surge a idade do cobre, fase do desenvolvimento cultura humano imediatamente posterior aoneolítico, entre o quarto e o segundo milênios antes da era cristã. Foi o primeiro período em que se utilizaram os metais de forma sistemática.
Ponta de uma lança de metal, demostra 
começo do dominio sobre os metais
Objetos feitos de pedras das civilizações pré-historicas, eram utilizados como ferramentas e também como armas para caça e para á auto-defesa
Com a descoberta do metal, principalmente do bronze, fase imediatamente posterior à idade do cobre, onde passou a ser a matéria principal para a fabricação de armas e utensílios, onde foi possível produzir espadas, lanças, facas, pontas de flechas, etc. mais eficientes para a caça e defesa. Com o desenvolvimento desses grupos surge a função específica de defesa do grupo, concedida aos mais bravos e corajosos, surgindo, dessa forma, os exércitos que mantém sua função até os dias de hoje.
A invenção da pólvora pelos chineses revolucionou as armas. Surgiram então os canhõesmosquetespistolas, que conseguiam lançar projéteis a velocidades e distâncias antes inimagináveis.
Agora depois da descoberta da polvora praticamente também surgiu um novo mundo.
Com a invenção da pólvora foi possível construir aparelhos que arremessavam objetos a distâncias maiores que os aparelhos de energia mecânica, como as catapultas. Surgindo, assim, os canhões, que revolucionaram as batalhas e proporcionaram uma defesa e um ataque muito mais eficiente, tanto aos castelos, como às embarcações, muito bem ilustrados em filmes de época.Com o desenvolvimento crescente e o passar dos anos os canhões reduziram em tamanho até chegar a uma dimensão que fosse possível ser transportado e manipulado por um só homem, surgindo os mosquetes , as primeiras armas de fogo, que puderam ser consideradas de uso pessoal.
As armas de fogo acabaram de uma vez por todas com ás desigualdades entre o fraco e o forte, e quem tinha uma dessas, independente do seu tamanho éra um gigante, e dominava tudo
Com uma arma de fogo até uma indefesa criança
 passa a ser de alta periculosidade!
 Desde então as armas de fogo passaram a equipar desde um pequeno fazendeiro, que necessitasse defender sua família e seus bens, aos grandes exércitos para defenderem nações.Hoje temos armas complexas e de uma potência extraordinária que não imaginamos e, muitas, sequer tomamos conhecimento. Uma evolução a passos largos, principalmente durante e após aSegunda Guerra Mundial.

Atualmente, com o desenvolvimento de mísseis, da energia nuclear, das engenharias química e biológica, as armas adquiriram um poder de destruição surpreendentemente, As armas também já causaram mortes de civis, crianças e mulheres que não tem nada a ver com o duelo.
O mundo esta em nossas mãos, devemos trata-lo muito bem
Enfim em nossa humilde avaliação sobre todo o potencial terrestre e da sobrevivencia humana nessa terra abençoada, desde os principios de toda á vida nesta, fica um grande enigma relativamente sobre á periculosidade e potencialidade entre os seres viventes até á data de hoje, em longiquas eras onde o dominio evidente era das grandes feras animais, que tiveram seu vasto dominio interrompido pelas circunstancias naturais, seu dominio era inatingivel e insuperavel, e não existiam armas á altura para se combate-las, mas enfim o tempo conseguiu abreviar todo esse relativo pseudo-poder.
Mas hoje não temos mais as grandes feras e temos uma infinidade de armas que em potencial explosivo dariam para explodir o mundo diversas vezes, são mais de cinquenta mil ogivas nucleares prontinhas para disparar, é so se apertar um determinado botão e pronto ja era, existe para cada habitante do planeta cerca de 300 Kilos de TNT, e então nessa analise toda bem definida, á pergunta é quem seria mais periculoso para o planeta, as bestas feras do passados ou as armas do futuro? Cada um tem o direito de assumir e possuir uma postura sobre esse assunto, agora fica evidenciado uma pequena observação, se o tempo não exterminasse com as bestas feras, sem duvida o homem faria isso, pois o homem possui  um censo de destruição maciço em sua natureza,  e todo esse potencial belico e explosivo, devido as diversas medidas de segurança, nunca ira disparar sozinho, precisara de um homem para fazer isso.
O homem exterminaria as besta-feras e também usaria as infinitas bombas se auto-destruindo, então creio eu que os homens são os seres mais perigosos de toda existencia no planeta,  alias não os homens, mas as "grandes bestas-humanas".

Nenhum comentário: