Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

POVO ORIGINAL


Muitas das tribos que existiam no país à época de  Cabral desapareceram, quer absorvidas na sociedade dos colonizadores, quer dizimadas pela violência a que os índios em geral foram submetidos durante os últimos cinco séculos. Nesse período, nações inteiras foram massacradas ou escravizadas, explícita ou disfarçadamente, ou morreram de doenças e fome depois que suas terras foram tomadas e seus meios de sobrevivência foram destruídos. A catequização por missionários europeus levou ao desaparecimento de suas crenças religiosas e outras tradições culturais; e a relocação forçada provocou enorme mistura de povos. Muitas das comunidades indígenas que ainda sobrevivem enfrentam miséria, doenças, descaso das autoridades e discriminação pelo resto da sociedade.
Tribos indigenas restantes e espalhadas pelo pais. 
Estimativas da população indígena na época do descobrimento apontam que existiam no território Brasileiro, mais de mil povos, sendo cinco milhões de indígenas. Hoje em dia, são 227 povos, e sua população está em torno de 400 mil. As razões para isso são muitas, desde agressão direta de colonizadores ás epidemias de doenças para as quais os índios não tinham imunidade ou cura conhecidas.
Sting e o Cacique Raoni com sua boca enorme, se uniram e viajaram o mundo para expor ás pessoas á real situação dos indios no Brasil e no mundo.
Chefe índio com seu tradicional cocar de penas de aves
Indígenas e suas pinturas tradicionais feitas 
com folhas de arvores e sementes.
Antigamente os indígenas utilizavam as pinturas como aviso de guerra, e dançavam e pediam proteção aos deuses da floresta.
Índios abaixo com pinturas e armas prontos para á guerra!
Possivelmente para conter alguma invasão de posseiros ou garimpeiros em suas terras!
 
Durante o ,seculo XIX com os avanços em epidemiologia, casos documentados começaram a aparecer, de brasileiros usando epidemias de variola como arma biológica contra os índios. Um caso "clássico", segundo antropólogo Mércio Pereira Gomes, é o da vila de Caxias, no Sul do Maranhão, por volta de 1816. Fazendeiros, para conseguir mais terras, resolveram "presentear" os índios timbira com roupas de pessoas infectadas pela doença (que normalmente são queimadas para evitar contaminação). Os índios levaram as roupas para as aldeias e logo os fazendeiros tinham muito mais terra livre para a criação de gado. Casos similares ocorreram por toda América do Sul As "doenças do homem branco" ainda afetam tribos indígenas no Amazonas.
Clavata Paraponera, essa formiga é muito utilizada 
pelos índios para iniciação do jovem guerreiro
Além da dor, a mordida tem conseqüências que são uma febre que pode durar três dias ou necrose da área afetada. Outros sinais e sintomas incluem a dor na zona afetada, inchaço, tremores, sudorese, náuseas, aumento da  temperatura e a paralisia. A segunda mordida pode ser capaz de causar um choque anafilático fatal, o que não parece preocupar a tribo dos Sateré-Mawé. Os Sateré-Mawé são uma tribo da floresta Amazônica que possui um rito peculiar de bravura. No ritual, o jovem deve colocar a mão numa luva cheia de Paraponera. Com o teste, o jovem vai se tornar um guerreiro. A desvantagem é que ele deve receber a soma considerável de 20 mordidas.

A Clavata Paraponera tem o privilégio de ser o animal que provoca a picada mais dolorosa. É também chamado de “formiga bala” porque dizem que sua mordida dói tanto quanto um tiro. Outro nome que descreve perfeitamente é “formiga 24 horas”,porque é esse o tempo que leva para a dor da picada passar.
Taba que é á casa onde o índio vive, construída de sapé
 galhos e folhas de arvores e plantas

Dança de preparação do jovem guerreiro
 para sua primeira caçada na floresta.
O Dia do Índio, 19 de Abril, foi criado pelo presidente Getulio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Americano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Nenhum comentário: