Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O CEU É O LIMITE





AS MONTANHAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO
No montanhismo (popularmente conhecido como alpinismo) toda montanha constitui um novo desafio, mas existem montanhas com características especiais que provocam calafrios até entre os mais experientes.
No livro ” No ar rarefeito “, Jon Krakauer dá uma descrição da desastrosa temporada de 1996, quando muitos acidentes fatais aconteceram.O autor, um dos sobreviventes, relata que em certas altitudes qualquer pequeno acidente pode tornar-se uma tragédia, pois a dificuldade de acesso torna quase impossível qualquer tentativa de resgate.
Mesmo assim, todos os anos, bravos alpinistas arriscam-se em desafiar as grandes montanhas do mundo em busca da realização de um sonho que leva muitos anos de treinamento.
Não sou alpinista, mas o espírito de aventura e de superação inerentes ao esporte, me agradam bastante e é com grande prazer que apresento a vocês as 11 montanhas mais perigosas do mundo.

Annapurna ( 8.091 metros ) – Nepal

Esta montanha faz parte da cadeia de montanhas do Himalaia, e desde a primeira tentativa, em 1950, Annapurna foi escalada por mais de 130 pessoas, mais 53 morreram tentando.Esta alta taxa de mortalidade faz de Annapurna, a décima montanha mais alta do mundo, estatisticamente a mais perigosa entre as montanhas com mais de 8 mil metros de altura, da arrepios só de pensar.
Machhapuchhre - 6993m (Anapurna, Nepal) por jmhullot.


















K2 ( 8.611 metros ) – China / Paquistão
Também no Himalaia, a segunda maior montanha do mundo, é conhecida entre os montanhistas como uma das mais técnicamente difícies do mundo. Mesmo pela rota mais fácil a escalada requer a travessia de um glaciar, a ascensão por íngrimes paredes de rocha e a escolha do caminho certo entre uma série de pilares de gelo chamados seracs, que podem romper-se a qualquer momento sem aviso.
Até agosto de 2008, apenas 305 pessoas haviam conseguido completar a subida ao cume e 76 morreram na tentativa.O ano mais trágico na K2 foi 1986, com 13 mortes.
karakorum_k2-big_1
Nanga Parbat ( 8.126 metros ) – Paquistão
Também pertencente ao Himalaia, a nona montanha mais alta do mundo, compete com a K2 em dificuldade.
Pelo lado sul, existe um imenso paredão chamado Rupal Face, conhecido como o mais alto do mundo, pois ergue-se de sua base a 4600 metros.Já pelo lado norte, a escalada é complexa e pode-se atingir 7.000 metros de altura em apenas 27 km, num dos dez maiores ganhos de elevação em curta distância do mundo.
Em julho deste ano o experiente alpinista italiano, Karl Unterkircher caiu numa fenda tentando traçar uma nova rota até o topo.Unterkircher morreu e os outros dois membros da equipe, Walter Nones e Simon Kehrer, foram resgatados depois de muitos esforços da equipe de resgate paquistanesa.
Pela dificuldade de suas rotas a montanha ganhou o apelido de “The Man Eater” ou, “A Devoradora de Homens”.
Kangchenjunga ( 8.586 metros ) – Índia / Nepal
Quando observamos as taxas de mortalidade nas grandes motanhas do mundo, notamos um declínio com o passar dos anos.Mas, Kangchenjunga é uma excessão, na terceira montanha mais alta do mundo os números de morte aumentaram 22% nos últimos anos, reflexo das avalanches e do clima imprevisível que assolam essa montanha.
MT. KANGCHENJUNGA
Eiger ( 3.970 metros ) – Suíça
A face norte (nordwand) deste pico nos Alpes suíços é lendária entre os montanhistas pelo seu perigo.
Apesar de ter sido escalada pela primeira vez em 1938, a face norte continua a desafiar os mais hábeis alpinistas devido as suas dificuldades técnicas.
Desde 1935, sessenta alpinistas morreram tentando escalar a famigerada face norte, que ganhou o apelido em alemão de “Mordwand” ou “Parede Assassina”.
Matterhorn ( 4.478 metros ) – Itália / Suíça
A última das grandes montanhas dos Alpes a ser conquistada tem uma alta taxa de fatalidade.
Isso é causado por uma série de fatores que incluem dificuldades técnicas, avalanches e a elevada quantidade de montanhistas que enchem todas as rotas durante a estação das escaladas.
Maciço de Vinson ( 4.892 metros ) – Antártica
A mais alta montanha do continente gelado não é notável pela dificuldade, nem pela sua taxa de mortes.
O que faz a diferença aqui é o isolamento, o frio extremo e o clima imprevisível do continente por isso, escalar o Monte Vinson é uma empreitada que envolve riscos muito sérios.
A temperatura alcança facilmente os 40ºC negativos e pode ficar ainda mais baixa quando fortes ventos varrem a região.
vinson-01
Baintha Brakk ( 7.285 metros)- Paquistão
Conhecida como “O Ogro” essa é uma das mais difíceis montanhas do mundo para os montanhistas.
Depois de duas tentativas infrutíferas em 1971 e 1976, finalmente em 1977, o pico foi alcançado por dois britânicos, Doug Scott e Chris Bonington.Durante a descida, Scott quebrou as duas pernas e Bonington duas costelas e contraiu pneumonia mas, mesmo assim, conseguiram atravessar uma grande tempestade e retornar ao acampamento base onde foram socorridos.
A dificuldade é tanta que, somente 24 anos depois, em julho de 2001, o cume foi alcançado pela segunda vez por Urs Stöcker, Iwan Wolf, e Thomas Huber.Durante esse período vinte expedições falharam e a montanha ganhou a reputação de ser a mais perigosa do mundo.
Monte Everest ( 8.848 metros ) – Nepal / Tibete / China
Além da altitude extrema, o que torna a escalada do Everest um objetivo perigoso é a sua fama.
Por ser a montanha mais alta do mundo, o Everest atrai alpinistas dos mais diversos níveis e até mesmo turistas em busca de aventuras, aumentando bastante o risco de acidentes fatais.
Duzentas e dez pessoas já morreram tentando escalar o Everest, incluindo as oito que morreram numa tempestade durante a desastrosa temporada de 1996 narrada no livro “No ar rarefeito” (recomendo).
Everest

Denali ( 6.193 metros ) – Estados Unidos
Esta é a maior montanha da América do Norte.
Apesar de sua altitude estar na faixa dos 6.000 metros, a proximidade com o Pólo Norte contribui para deixar a atmosfera no Denali muito mais rarefeita.
Para muitas pessoas que tentam conquistar o Denali a cada ano, os maiores obstáculos são a altitude, o frio intenso e o clima.
Por esses motivos, a taxa de escaladas bem sucedidas fica em torno de 50% e mais de 100 montanhistas já morreram tentando chegar ao topo.
North America's Denali, 20,320 feet
Fitz Roy ( 3.375 metros) Argentina / Chile
O Monte Fitz Roy ou Cerro Chaltén é a mais alta montanha do Parque Nacional dos glaciares da Patagônia.
Embora sua altitude seja modesta quando comparada as grandes montanhas do mundo, ela é tida como o maior de todos os desafios por muitos montanhistas, pois suas paredes verticais contituem uma dificuldade extrema e requerem técnica apuradíssima para quem tenta escalá-la.
Para se ter uma idéia da dificuldade do desafio, hoje, uma centena de pessoas podem escalar o Everest num único dia, Cerro Chaltén pode ser escalado apenas uma única vez a cada ano.
fitz-roy-1
  • HO
Montanhas Mais Altas do Mundo
Lista das montanhas mais altas do mundo e países onde se localizam, o que são montanhas e formação
Equatoriano é o 14º homem a escalar as 14 montanhas mais altas do mundo


O montanhista equatoriano Ivan Vallejo chegou ao cume do Dhaulagiri (8.167m), a 7ª montanha mais alta do mundo. Com o feito, Ivan entra para o seleto hall dos alpinistas que escalaram as 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude, e o primeiro sul-americano a conseguir tal façanha. A alemã Gerlinde Dujmovits, que estava na expedição de Ivan, completou o seu 12º Oito Mil. Entre os brasileiros, Waldemar Niclevicz já escalou seis montanhas com mais de oito mil metros e caminha para a sétima, o Makalu, que deve chegar ao topo nos próximos dias. “Eu, que já escalei seis dos Oito Mil, sei muito bem o quanto é difícil completar todos os 14”, disse Niclevicz.14 oito mil - As 14 montanhas que possuem altitude acima dos 8 mil metros estão todas localizadas nas cordilheiras do Himalaia e Karakoram, na Ásia. O italiano Reinhold Messner foi o primeiro homem a conquistar as 14 montanhas, em 16 de Outubro de 1986. Em 1987, O polonês Jerzy Kukuczka também completou o desafio.Lista completa: 1) Monte Everest (China/ Nepal) - 8.848 m 2) K2 (China/ Paquistão (Caxemira) - 8.611 m 3) Kanchenjunga (Índia/ Nepal) - 8.586 m 4) Lhotse (China/ Nepal) - 8.516 m 5) Makalu (China/ Nepal) - 8.463 m 6) Cho Oyu ( China/ Nepal) - 8.201 m7) Dhaulagiri (Nepal) - 8.167 m 8) Manaslu (Nepal) - 8.163 m 9) Nanga Parbat(Paquistão (Caxemira) - 8.126 m 10) Annapurna (Nepal) - 8.091 m 11) Gasherbrum I (China/ Paquistão (Caxemira) - 8.068 m 12) Broad Peak (China/ Paquistão (Caxemira) - 8.047 m 13) Gasherbrum II (China/ Paquistão (Caxemira) - 8.035 m 14) Shishapangma (China) - 8.013 m
Everest, montanhas mais altas do mundo

Olhando assim parece que é muito fácil, mesmo os mais experientes as vezes não conseguem chegar ao cume, devido as imensas dificuldades, pois as altitudes são muito traiçoeiras, pelas baixas temperaturas, ventos fortes e muita neve que acaba escondendo as fendas, mas é lindo demais ver essa imagem do homem que venceu á poderosa montanha

Como anjos olhando as pessoas lá de cima é uma
cena inesquecível, somente quem ja esteve lá pode sentir isso,
parabéns a todos os ilustres alpinistas
Everest: a montanha mais alta do mundo
Abaixo o link do blog que eu sigo altas montanhas,
com imagens fantásticas confira

Nenhum comentário: