Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

VAMOS LIMPAR ESSE PAIS JÁ !

END-LINKWS-LWT--



Paul o vidente da copa
Polvo-Vidente fez a previsão nesta sexta-feira (Foto: Reuters)




EDITORIAL

Eleições 2010 – começamos a contagem regressiva!

Faltam exatos 20 dias para as eleições de 2010. E você, já sabe em quem votar? Não deixe de consultar o sítio Ficha Limpa em sua decisão!

Confira aqui algumas informações importantes para garantir o seu voto.

SEU VOTO TEM CONSEQUÊNCIAS
COMPRAR OU VENDER VOTOS É CRIME!

A compra ou venda de votos no Brasil, além de prejudicar a sua cidadania e a de milhares de brasileiros, é um crime eleitoral, que pode e deve ser denunciado. 

Saiba como denunciar:

Podem ser noticiadas ao Ministério Público Eleitoral irregularidades que ocorrem no período das eleições ou fora dele, em âmbito nacional, estadual e municipal. Ao identificar um ato de corrupção eleitoral, obtenha provas – podem ser testemunhas, fotos, vídeos, áudios, objetos, documentos e outras – e informe diretamente aos procuradores regionais Eleitorais ou aos promotores Eleitorais.

Quando as eleições são estaduais e nacionais, o julgamento cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao Tribunal Superior Eleitoral. A exceção é a propaganda eleitoral, cujas irregularidades são averiguadas pela Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral e julgadas, em primeira instância, pelos juízes auxiliares. (Fonte: Ministério Público Federal)

Mais informações acesse: http://www.eleitoral.mpf.gov.br/ 

CALENDÁRIO ELEITORAL

23 setembro
Título: Último dia para o eleitor pedir a segunda via do título eleitoral
30 setembro
Rádio e TV: Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
Debates e campanha: Último dia para debates, comícios e propaganda por meio de aparelhos de som fixos (entre 8h e 24h) e de páginas institucionais na internet
1 outubro
Eleitor: Último dia para a divulgação para de propaganda eleitoral na imprensa escrita
2 outubro
Propaganda eleitoral: Último dia para a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som, distribuição de material de propaganda
03 outubro
Votação em primeiro turno em todo o Brasil, entre 8h e 17h
16 outubro
Rádio e TV: Data limite para o começo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
29 outubro
Rádio e TV: Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão
Campanha: Último dia para propaganda eleitoral em veículos de imprensa escrita, em páginas institucionais na internet e para a realização de debates
31 outubro
Votação em segundo turno entre 8h e 17h    

Com a proximidade das eleições, esse boletim passa a ser enviado SEMANALMENTE pela secretaria executiva da ABRACCI. Para sugerir pautas envie um e-mail para contato@fichalimpa.org.br 


NOTÍCIAS

STF sinaliza decisão favorável ao Ficha Limpa
Ministro do STF analisa primeiro recurso de um candidato enquadrado na lei Ficha Limpa
O ministro Carlos Ayres Britto defendeu a constitucionalidade da lei Ficha Limpa e a validade imediata da nova legislação. O Supremo Tribunal Eleitoral considera possível julgar os recursos de candidatos impugnados até a data da eleição. 
Ficha Limpa e os cargos de confiança

A mobilização popular em favor de mais ética e integridade na política está produzindo resultados. Serão só eleitoreiros? As atenções dos parlamentares estão voltadas para os cargos de confiança, ocupados por pessoas que não vêm necessariamente da carreira pública e, portanto, não têm necessidade de passar por concurso público, sendo indicados por políticos em mandato para exercer suas funções. Só na área federal, há 20 mil cargos desse tipo, nos três Poderes. 

Se, com a Lei da Ficha Limpa, não podem exercer o mandato políticos com condenação judicial ou problemas nos tribunais de contas, pode uma pessoa nessas condições ocupar cargo de confiança? 

Para os deputados estaduais da Paraíba, não. No último dia 31 de agosto, a Assembléia Legislativa daquele Estado aprovou, por unanimidade, a extensão da Lei da Ficha Limpa para os cargos de confiança e comissionados no âmbito estadual. Independentemente de ser candidato a presidente de uma estatal ou a auxiliar parlamentar, o profissional que tiver condenação pela Justiça em decisão colegiada ou contas rejeitadas nos tribunais não poderá ocupar função pública nem no Executivo nem no Legislativo paraibanos. 

A iniciativa teve por objetivo “enquadrar” os ocupantes de cargos em empresas estatais, sociedades de economia mista, fundações e autarquias do Estado da Paraíba. Estão diretamente na mira os responsáveis por ordenações de despesas no Estado que, de acordo com os deputados estaduais paraibanos, precisam ter “conduta ilibada, sem condenações na Justiça criminal nem problemas nos tribunais eleitorais ou de contas”, condição essencial para garantir a probidade administrativa.

Acesse a matéria completa em: www.ethos.org.br

FICHA LIMPA - A LEI QUE O BRASIL FAZ VALER
www.fichalimpa.org.br

O sítio Ficha Limpa – A Lei que o Brasil faz Valer é uma ferramenta de todos os eleitores e eleitoras do Brasil. Participe desse movimento!

Seja o juiz dessas eleições. Decida você quem pode ou não se eleger, confira a vida pregressa de seu candidato. E mais: divulgue essa idéia. O poder desse movimento depende da sua ação. Você também pode decidir.

FISCALIZAÇÃO É FUNDAMENTAL!
O sítio Ficha Limpa está aberto ao controle de toda a sociedade através de ferramenta interativa que permite a fiscalização das informações prestadas pelos candidatos cadastrados. É muito importante que todos contribuam com esse processo!

CANDIDATOS CADASTRADOS
O número de candidatos inscritos aumenta a cada dia, mas ainda são muito poucos se comparados ao universo total de candidatos aos cargos de presidente, governador, senador e deputado federal em todo o Brasil. Cobre de seus candidatos a sua participação e ajude a disseminar essa idéia!

SAIU NA MÍDIA...
Acompanhe as últimas notícias sobre o Sítio Ficha Limpa também através de nossas redes sociais: twitter, facebook, orkut.   

NÚMEROS DO SÍTIO FICHA LIMPA

    * Total de candidatos que solicitaram cadastro:  156
    * Total de candidatos aprovados:  65
    * Total de denúncias recebidas pelo sítio:  17
    * Cadastros por cargo eletivo:
          o Deputado federal: 52
          o Governador: 4
          o Senador: 8
          o Presidente: 1

Quais eram aqueles sites para consulta?

Questão Pública: Invista 8 minutos e decida 8 anos do Senado Federal
Acesse: www.questaopublica.org.br

Excelências: para saber tudo sobre o seu candidato antes de lhe endereçar o voto.
Acesse: http://www.excelencias.org.br

Extrato Parlamentar: responda as 12 perguntas sobre projetos votados Câmara dos Deputados e compare as suas respostas com a posição de cada deputado.
Acesse: www.extratoparlamentar.com.br

#WEBCIDADANIA: um agregador de projetos e movimentos que, de diversas formas, pensam e trabalham a cidadania pela web. 
Acesse: www.webcidadania.org.br 

Um comentário:

Equipe Eleitor 2010 disse...

Aproveitando o gancho de seu post, gostaria de apresentar uma plataforma alternativa para denúncias feitas pela população: o Eleitor 2010, um projeto colaborativo, apartidário e sem fins lucrativos que pretende ser um grande observatório das eleições segundo a ótica do eleitor.

http://eleitor2010.com/

É muito fácil de usar, e para enviar um testemunho (que pode ser anônimo) basta preencher os dados necessários no link:

http://eleitor2010.com/reports/submit

As denúncias feitas pelos eleitores (em forma de texto, fotos, áudio ou vídeo) serão mapeadas e ficarão a disposição da imprensa e autoridades, que podem então investigá-las a fundo!

Abraços
Paula