Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

BALOEIROS E BALONISTAS

END-LINKWS-LWT--









Copa da mundo da Africa do  Sul


Zakumi


20/06/2010-12h10

Incêndio provocado por balão em morro no Rio destrói área de quatro hectares


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou neste domingo que o fogo que atingiu ontem o morro dos Cabritos, na zona sul do Rio, já está controlado, embora ainda existam focos de incêndio.Paes afirmou que vai sobrevoar a área de helicóptero para avaliar os danos, mas que as informações até agora indicam que o incêndio destruiu uma área de quatro hectares.A prefeitura anunciou que vai contratar uma empresa para reflorestar o local. Segundo Paes, o fogo atingiu uma área de capim e mata, mas não chegou a afetar o Parque da Catacumba, área de preservação ambiental.
Area atingida do morro dos cabritos atingida pelo grande incêndio no RJ
Na noite de sábado, a cidade também registrou focos de incêndio no alto da reserva do Grajaú, na zona norte do Rio, e na serra do Barata, que faz parte do Parque da Pedra Branca, em Realengo, na zona oeste da cidade.Os moradores relataram que o incêndio no morro dos Cabritos começou por causa de um balão. Paes chamou de "palhaço" quem solta balão e fez um apelo para que a população denuncie os baloeiros.A presidente da Comlurb, Ângela Fonti, moradora do Corte do Cantagalo, área que liga Copacabana à Lagoa, disse ter vivido "uma noite de terror". Preocupada com o avanço das chamas, ela arrumou uma mala e passou a noite acordada."Primeiro vi o clarão do outro lado do morro, depois as labaredas em cima do morro. Em seguida, elas estavam descendo o morro", disse. Segundo Fonti, até as sete da manhã ainda era possível ver de sua janela focos de incêndio.
Á montanha inteira se incendiou, com o mato seco o fogo se alastrou bastante, sem controle
Os focos de incêndio são registrados próximo à Rua Raul Pompéia, atrás do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã deste domingo. Segundo o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, o incêndio no Parque da Catacumba já foi controlado e os esforços estão concentrados no acesso ao Morro dos Cabritos em Copacabana. Segundo testemunhas, o fogo estaria perto das casas. O Corpo de Bombeiros diz que a situação está controlada, ams que a área precisa ser umedecida.
Os bombeiros informam que o Parque da Catacumba está aberto ao público normalmente, já que o local atingido pelo fogo é a área de reserva ambiental.
O incendio pode ser observado  a 


kilometros de distancia
Á area destruída é equivalente a quatro Maracanãs

Incêndio atinge Zona Sul
De acordo com as primeiras informações, testemunhas teriam visto um balão caindo no Parque da Catacumba, que fica no mesmo bairro, na noite de ontem. As chamas eram visíveis por moradores de diversos bairros como Jardim Botânico, Gávea e Lagoa. Oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram chamadas e não há informações sobre feridos, nem sobre imóveis atingidos. Nas ruas próximas ao local, muitos moradores observavam, assustados, o trabalho dos bombeiros. Quem estava em prédios mais próximos ao local das chamas, foi orientado, por segurança, a deixar a residência com poucos pertences.No Twitter, diversas pessoas, entre elas artistas, escreveram sobre o fogo. A atriz Fernanda Paes Leme postou: Mto fogo na Lagoa!!! A coisa tá feia"; Flora Gil: "Mega incêndio na Fonte da Saudade! Rua Sacopa... Vento quente e estranho!"Segundo o colunista de O Dia, Bruno Astuto, "caminhões de bombeiros não param de subir, mas não conseguem avançar porque o fogo está ainda na mata densa. Helicópteros, please", escreveu no microblog. Astuto aproveitou para lançar uma campanha contra os balões, que são mais comuns nessa época.
BALOEIROS

Balão de papel é um tipo de balão confeccionado de papel. O tamanho do balão determina o tipo de papel a ser utilizado, é mais comum ver esse tipo de balão na época de festas juninas, mas existem turmas de baloeiros que o confeccionam o ano inteiro. Tem vários modelos de balões, o mais conhecido é o biriba (vendidos em época de festa junina).
No Brasil, esse tipo de balão é proibido por lei, devido ao risco de incêndios.
Quem os solta é chamado baloeiro, que não é nenhum esporte, muito pelo contrario, é um ato criminoso realizado por pessoas irresponsaveis que substimam á lei e banalizam todas as tragédias causadas pelos seus  destrutivos hobys  Geralmente os baloeiros se organizam em turmas ou equipes, principalmente nas cidades brasileiras de CuritibaRio de Janeiro e São Paulo, para confeccionar balões de papel fazendo vários modelos, como carrapetas, bagdás, modelados, trufis, recortes, entre outros. Esses balões podem ser soltos de dia ou à noite. De dia, o baloeiro costuma colocar bandeiras, bandeiras de folha de seda e fogueteiras (fogos de artifício ). De noite, ele costuma colocar fogueteiras, painéis, letreiros. Para fazerem os painéis e letreiros noturnos ele utiliza lanterninhas (copinho de folhas de seda com uma vela acesa dentro), também usada para por em volta do balão, e este balão é conhecido como lanternado ou bojado. Os conhecidos como fogueteiros carregam uma carga de fogos de artifício, com cangalhas gigantescas e perigosas.
OBSERVAÇÃO






Lei  9.605 de 12 de  dezembro de  1998  dispõe sobre  os  diversos crimes ambientais e, sobre a  prática de soltar  balões,  determina que:







Art.  41.   Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena -   reclusão,  de dois a quatro anos,  e multa.
Parágrafo único.  Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano,  e multa. 

Art. 42.  Fabricar,  vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
Pena -  detenção,  de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, podendo ainda ser homicídio qualificado, em caso de vitima diretamente envolvida pelo ato.
 

s

Um balão criminoso gigantesco foi apreendido, momentos antes de ser solto

O OUTRO LADO DOS BALÕES
Enquanto o sol acordava, os pilotos já sobrevoavam o Aeroclube para atingir os alvos marcados nas pistas.  Céu aberto, bons ventos e o topo de uma montanha. Esse foi o cenário escolhido para a prova da tarde que tinha de se encerrar antes do pôr-do-sol. Os balões levaram emoção aos moradores das cidades abaixo. Os pilotos tiveram de cumprir tarefas de muita precisão que exigiram grande habilidade. Pela manhã, os balões decolaram de áreas escolhidas pelos competidores para jogar suas marcas em alvo colocado no solo. A prova foi vencida por um balonista, mas na verdade mesmo todos que puderam visualizar esse brilhante cenario também foram os vencedores . À tarde, os pilotos cumpriram duas provas, Fly-in e Ângulo, com alvos fora da cidade, enfim balonismo é isso, um esporte de habilidade multi-colorido enfeitando os ceus das cidades, com pilotos altamente qualificados e experientes onde até á competição é muito saudavel, pois na verdade todo mundo ganha com esse maravilhoso espetaculo de cores e muita precisão.
Esse é um tipo de balonismo saudavel, esporte competitivo, sem risco de incendiar nada, pois os seus participantes são grandes profissionais, nessa area e muito responsáveis







Apesar da grande segurança, é preciso
  ter muita coragem para voar num balão


Link abaixo, fantastico voo num balão sobre á cidade
AGENDAS DE EVENTOS







26 a 29/08/2010 - 12 Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo (Maringá)
21 a 23/08/2009 - Copa Brasil de Balonismo - Etapa Araraquara - sp
07 a 09/08/2009 - Copa Brasil de Balonismo - etapa Rio Claro (SP)
16 a 19/07/2009 - 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo - Etapa Maringá
03 a 05/07/2009 - 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo – etapa Campo Mourão
03 a 19/07/2009 - 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo - 2009 GERAL
17 a 21/06/2009 - 22º Campeonato Brasileiro de Balonismo de Ribeirão Preto
27 a 29/03/2009 - 2o.Festival de Balonismo de Telemaco Borba
04 a 06/07/2008 - Festival de Balonismo de Campo Mourão
21 a 25/06/2008 - 1º Campeonato Nipo Brasileiro de Balonismo
20 a 29/06/2008 - 21º Campeonato Brasileiro de Balonismo
Eles enfeitam os ceus com muita responsabilidade
Viajar á grandes alturas ao sabor dos ventos
É lindo demais ver esses balões voando com as figuras de personagens muito criativos

19/06/10


Rio Claro: Copa Brasil de Balonismo de 24 a 27 de junho
A etapa de Rio Claro será a segunda da Copa Brasil de Balonismo. No dia 24, uma quinta-feira, a movimentação começa 14 horas no hotel Cristal, onde será realizado o “briefing” no qual será detalhada a programação da disputa. A atividade no hotel será aberta aos órgãos de comunicação.No dia 25, sexta-feira, começam os vôos competitivos, a partir das 15 horas, com decolagem do aeroclube rio-clarense.No dia 26, sábado, haverá duas decolagens para vôos competitivos. 
O primeiro às 6 horas e o segundo às 15 horas. Ainda no sábado, a partir das 20 horas, acontece no aeroclube apresentação de “night glow”, show de luz e som com balões incandescentes que marca o clímax dos torneios de balonismo. O espetáculo será aberto ao público.No dia 27, domingo, a segunda etapa da Copa Brasil de Balonismo será encerrada com a premiação dos atletas, que começa às 13 horas.
Confira a lista dos pilotos que estarão na cidade azul (a numeração corresponde ao balão na competição):

Nenhum comentário: