Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

domingo, 23 de maio de 2010

OS DOIS LADOS DA MOEDA

END-LINKWS-LWT--


Copa da Africa do Sul 2010
Zakumi


Anorexia

Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
Uma obsessão em perder peso 
Um estranho padrão de beleza, que faz com que diversas belas adolescentes definhem seu corpo de uma forma muito perigosa, onde muitas até ja chegaram ao óbito por causa disso


O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. 


Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hospital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
O ser humano mostra-se com isso ser de idealismos extremamente complexos,
viver uma situação de fome extrema tendo ao seu redor uma concentração variada de alimentos ao seu bél prazer, e  numa pseudo-vaidade destruidora

O paciente anorético só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental.
Á  Anorexia é uma patologia gravíssima, com relativo 
agravante físico, necessitando primeiramente
 de cuidados psicológicos





Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita.


Depois de recuperado o próprio paciente, já com seu peso restabelecido e com a recordação de tudo que se passou não sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere não tocar no assunto, mas o fato é que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatação no entanto não garante que o episódio não volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso.
Onde esta á beleza nesse corpo macérrimo, 
seu perfil lembra em muito á noiva 
cadaver do Tim Burton

Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.


A fome no mundo atual


A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica. 


A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas. 


Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos etc. 
A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo. 


A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante. 


Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da populaçãomundial.



Acontece que o ser humano em sua extrema ganância pelos lucros monetários, ao invés de re-organizar toda sua produção, com formações de estoques sobressalentes tendo esses exclusivamente para serem enviados aos povos carentes e necessitados.
Ao inves disso, destrói todas as reservas de alimentos que sobraram, para que esses mesmos tenham aumento de preço no mercado, e com isso as imensas sobras de alimentos nunca chegam aos povos necessitados, isso é ele pensa constantemente em lucrar, mesmo que para isso crianças inocentes morram de fome pelo mundo afora.
As imagens demostra toda á fragilidade de uma pessoa que sofre de inanição aguda 
Á crueldade da fome no mundo não tem 
idade, onde os velhos e as crianças são 
as que mais sofrem com esse terrível mal
Enquanto alguns poucos tem todo alimento bem mais do que necessitam, e não se alimentam, muitos realmente
 passam fome por não terem nada para comer
Á mãe não se alimenta por isso não pode produzir o 
alimento necessário para á criança desnutrida, 
sobreviver
A fome assola milhões de pessoas em todo o mundo, algumas por causas naturais como a seca, as pragas, as inundações, mas a grande e esmagadora maioria por causas humanas. A ineficácia dos governos e o descaso com a população menos favorecida contribuem para a miséria, que por sua vez, é um produto originado pelo capitalismo que injustamente acumula riquezas nas mãos de poucos e falta nas mãos de muitos.

4 comentários:

Mulher na Polícia disse...

Só pode ser uma doença física, psicológica. Ou fome mesmo.

Beijo, sumido!

Em sintonia disse...

Boa tarde lindinha, voce que anda meio sumida, pra voce ver, o ser humano é cheio de contrastes, parece que não se contenta com nada que tem,
Burlemia e anorexia são maus psicológicos gravíssimos que atingem muitas pessoas, mas geralmente as pessoas de alto poder aquisitivo.
É impressionante isso não é mesmo.

Mulher na Polícia disse...

E essas fotos? Chocantes...
Que triste!

; )

Em sintonia disse...

Boa noite lindinha, triste mas são á pura realidade de nosso mundo cruel, quem sabe um dia isso tudo possa mudar, e todas as pessoas serão felizes para todo e todo o sempre, esse final até parece um romance de Hollywood, voce não acha?
Eu até fiquei emocionado...
Um beijão.