Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O GRANDE MESTRE


O professor Helio Gracie eternizado pelas suas 
grandes proezas esportivas.

Hélio Gracie (Belém do Pará1 de outubro de 1913 - Itaipava29 de janeiro de 2009), junto com o patriarca da família Gracie Carlos Gracie, foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.
Descendente distantes de escoceses, quando era apenas uma criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.
Observador, Hélio passou a acompanhar, dos seus treze aos dezesseis anos, as aulas ministradas por Carlos. Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos de seu irmão, mas, para compensar seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo dealavanca, dando-lhe a força extra que não possuia, criando assim o Brazilian Jiu-Jitsu.
No dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado as raízes do esporte que ensinou e difundiu por todo o planeta.

Primeiras Lutas

Hélio começou sua carreira de lutas quando finalizou o lutador de boxe profissional Antonio Portugal em 30 segundos em 1932. No mesmo ano Gracie lutou contra o estadunidense Fred Ebert por 14 rounds de 10 minutos cada, até que a luta foi interrompida pela polícia.
Em 1934, Hélio lutou contra Wladak Zbyszko, que era chamado de "campeão do mundo", por 3 rounds de 10 minutos. Esta luta terminou empatada.
Carlos Gracie irmão, Helio Gracie, Rickson e Roice os filhos campeões mundiais de Jiu Jitsu Gracie
Família Gracie 1 by Luiz Gustavo Bacan on flickr.com

Lutas contra judocas

Em 1932 Hélio Gracie lutou contra o judoca Namiki. A luta terminou empatada, mas segundo a família Gracie o sinal do fim da luta tocou segundos antes que Namiki batesse o braço. Hélio enfrentou duas vezes o judoca japonês Yasuichi Ono, depois que o japonês estrangulou o irmão George Gracie em outra luta. Ambas as lutas terminaram empatadas. Hélio Gracie também lutou contra o judoca japonês Kato duas vezes. A primeira luta, no estádio do Maracanã terminou empatada. Hélio pediu então uma segunda luta, realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Hélio ganhou a segunda luta estrangulando Kato.
Á musa da familia, Kira Gracie, também é
 uma super campeã nos ringues.
Em 1955, Hélio Gracie lutou contra o judoca Masahiko Kimura no Maracanã.[2] Kimura ganhou usando uma chave de braço chamada ude-garame - que mais tarde seria chamada de kimura pelos gracies. Em 1994, durante uma entrevista, Hélio Gracie admitiu que ficou inconsciente ao ser estrangulado por Kimura, mas que reviveu e continuou lutando. A luta terminou com Kimura quebrando o braço de Hélio, que se recusava a bater (desistindo da luta). Seus técnicos então jogaram a toalha, terminando a luta. A imprensa brasileira relatou a luta como uma "vitória moral" de Hélio Gracie.
Mensagem do Mestre







O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saude. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, beneficiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu.

A última aparição pública de Helio Gracie aconteceu em dezembro de 2008, quando participou da cerimônia de entrega de faixas dos atletas da academia Gracie Humaitá, no Rio de Janeiro. Helio Gracie deixa esposa, Vera, e os filhos Rorion, Relson, Rickson, Rolker, Royler, Royce, Rherica, Robin e Ricci.

Helio Gracie foi o último condecorado com a faixa vermelha 10º grau, graduação de grande mestre/não atingível, a falecer. O status foi dado somente aos pioneiros do jiu-jitsu, os cinco irmãos Gracie: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Helio.

Helio em uma luta treino com o filho Roice Graice.


Nascido em Belém, no Pará, em 1º de outubro de 1913, Helio gravou seu nome no mundo das artes marciais ao desenvolver um estilo próprio de lutar jiu-jítsu, utilizando alavancas e desenvolvendo uma dieta especial para lutadores. Ao longo de mais de 80 anos de prática esportiva, enfrentou diversos oponentes de renome, e invariavelmente maiores que ele, para provar que sua técnica estaria acima da força bruta.
Aos 16 anos, com a saúde debilitada e com físico pouco avantajado (pesava cerca de 62kg), Helio foi impedido de treinar com seus irmãos. Mesmo assim, passou a assistir às aulas de Carlos, seu irmão mais velho, todos os dias, criando um estilo próprio de lutar, adaptando os princípios básicos do jiu-jítsu para que qualquer pessoa pudesse praticá-lo.
O grande mestre Helio Gracie ja é umas
 lenda dos esportes brasileiros.
Uma de suas lutas mais famosas aconteceu no Maracanãzinho, em 1955, contra o japonês Masahiko Kimura, um dos maiores nomes das artes marciais daquele país em todos os tempos. O combate durou 3h45m e foi gravado em vídeo, sendo a luta mais longa já registrada. Mesmo tendo perdido a luta por uma chave de braço, Gracie, que pesava 63 kg contra os 100kg do japonês, revelou que chegou a ficar inconsciente durante o combate, mas recuperou-se e continou lutando até ter seu braço quebrado pelo oponente, o que forçou o seu córner a jogar a toalha, encerrando a disputa.

Combates contra seu ex-aluno, Valdemar Santana (que durou quase quatro horas), e contra o judoca Kano, do Japão (duas vezes - uma no Maracanãzinho e outra no Ibirapuera, em São Paulo), e desafios aos então campeões mundiais de boxe Primo Carnera, Ezzard Charles e Joe Louis (todos recusados) fizeram a fama de Helio no mundo e o transformaram um um ícone no Brasil.

Segundo o site da revista "Gracie Magazine", Helio Gracie não queria que os filhos lamentassem sua morte. Na comemoração pelos seus 95 anos, em 2008, Helio teria declarado que, quando morresse, gostaria que os filhos fizessem uma festa, sem bebidas ou excessos.
Wanderlei Silva, um grande campeão do Pride, 
foi muito influenciado pela técnica dos Gracie
Antonio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, também começou á lutar depois que viu o franzino Roice Gracie destruir seus adversários gigantescos, com muita técnica e alavancas perfeitas.
O atual campeão dos meios pesados de M.M.A., 
Anderson Silva também começou  atraves dos 
Gracies chegando até á treinar com Roice e Rickson,
novas técnicas de submissão 
Também, o super campeão dos meio-pesados  Lioto 
Maxida, apesar de ser karateca faixa preta, 
diz ser um grande admirador da tecnica 
Criada pelo grande mestre Helio Gracie. 





                                                       Lyoto Machida          
Á familia Gracie, sendo todos ótimos lutadores
 e campeões mundiais de Jiu Jitsu.
O esporte não seria o mesmo sem á familia Gracie, que trouxeram uma nova forma de lutar, e deixaram um grande legado com técnicas exclusivas e vencedoras, o professor e grande mestre Helio Gracie, deixara muitas saudades pela sua filosofia de vida e por todo o seu vasto conhecimento na técnica do Jiu Jitsu Gracie.

2 comentários:

wagner disse...

Muito bom o post, mas quem realment quer mudar de vida deve ver este conteúdo

http://www.topvirtual.net/forever-living-testemunhos-milionarios-mmn/

Em sintonia disse...

BOM DIA AMIGO WAGNER, PARA QUE Á PESSOA OBTENHA UMA MELHORA EM SUA VIDA É NECESSÁRIO QUE ELA TENHA CONHECIMENTO DE TODOS OS ACONTECIMENTOS QUE LHE RODEIAM, NOS MÍNIMOS DETALHES, PARA QUE ELA TENHA UMA VISÃO AMPLA DE TUDO, E POSSA AVALIAR E DISTINGUIR ENTRE O CERTO DO ERRADO, ELA NÃO PODE FICAR ESPERANDO QUE OUTRAS PESSOAS LHE DIGAM ISSO, POIS DAI ELA SERA ETERNAMENTE ESCRAVA DE UMA DOUTRINA QUE AS VEZES ELA NEM CONHECE PROFUNDAMENTE, POIS COMO VOCE VAI OPINAR SOBRE ALGO QUE VOCE SO CONHECE ATRAVÉS DOS OUTROS?, Á MUDANÇA DE VIDA EXIGE ISSO, POIS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, AS VEZES O CERTO FALADO, NÃO É NECESSARIAMENTE O IDEAL, CONFIAR EM DOUTRINAS ALHEIAS SEM CONHECE-LAS PROFUNDAMENTE PODE LEVA-LO A UM GRANDE DESENGANO.
UM ABRAÇO.