Visualizações de página do mês passado

TODAS AS POSTAGENS DO BLOG

OBRIGADO PELA VISITA, SEJA BEM VINDO, ESPERO QUE GOSTE, VOLTE SEMPRE.

Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Á ECONOMIA VAI BEM, E OS IMPOSTOS TAMBÉM!

END-LINKWS-LWT--








Mantega confirma queda do PIB é  recessão técnica



SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira em São Paulo que o resultado do primeiro trimestre do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a ser divulgado amanhã será negativo, mas que a projeção para ano ainda é positiva, com crescimento de 1%. Se a afirmação de Mantega estiver correta, o País entrará em recessão, já que será o segundo recuo consecutivo do PIB brasileiro - no 4º trimestre do ano passado a economia encolheu 3,6%.
- Sabemos que o resultado será negativo, mas não arrisco para não errar - afirmou o ministro durante o fórum "Ações contra a crise", promovido pela Globo News, em um hotel na zona sul da capital paulista.
Guido Mantega, afirmou que á projeção 
econômica para o futuro é muito positiva 
apesar da queda do P.I.B.
Segundo ele, projeções de economistas apontam para uma retração da economia nacional entre 1% e 2,5% nos primeiros três meses deste ano, como reflexo do último trimestre no ano passado. Já para 2010, Mantega espera uma recuperação de até 4%.
Sobre o crescimento de 1% do PIB do País em 2009, o ministro reconheceu que a expectativa "é mais uma meta do que uma projeção". Mantega apontou as ações de redução de impostos, como o corte no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos e itens da linha branca, como fatores que contribuíram para o equilíbrio fiscal do Brasil.
O ministro ouviu criticas do economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, e do empresário Jorge Gerdau Johannpeter. Segundo Barros, o governo assumiu aumentos na folha de pagamento que devem gerar gastos correntes mais altos até 2011. O economista afirmou que estes gastos correntes de consumo "crescem" exageradamente".
Algum tipo de desacerto na economia devido á essa 
pequena queda, é mera especulação financeira
Mantega rebateu argumentando que as contas do governo apresentam inédito equilíbrio. Já Gerdau criticou a política tributária do governo, afirmando que a cadeia produtiva deve ser desonerada com objetivo de crescer no futuro. Apesar disso, o empresário elogiou as ações pontuais do governo.
- Estou convicto de que a ação do Banco Central em curto prazo é fantástica - disse.
Juros
Mantega afirmou não estar satisfeito com a taxa de 5% ao ano de juros reais (Selic descontada inflação). De acordo com ele, esta não é a taxa que chega ao tomador de crédito e o governo tem agido para garantir recursos principalmente às pequenas empresas, além de estudar novos fundos garantidores de crédito.
Sobre o câmbio, o ministro afirmou que o governo manterá a flexibilidade, mas garantiu que estará atento para evitar uma queda brusca do dólar, "enxugando reservas".




EM CONTRAPARTIDA



Quase 2 milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IR

Sexta-feira, 12/03/2010 - 11:25







Brasília - Até o final da manhã de hoje (12), a Receita Federal recebeu 1,9 milhão de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2010 pela internet. O prazo para a entrega das declarações começou no dia 1º deste mês.

A declaração também pode ser apresentada em disquete, nas agências do Banco do 
Brasil ou da Caixa Econômica Federal, ou em formulário de papel, nos Correios e nas lojas franqueadas, ao custo de R$ 5 para o contribuinte, no horário de expediente de cada instituição.

Neste ano, a Receita estima receber cerca de 24 milhões de declarações. O prazo termina no dia 30 de abril.

O sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada para manutenção, mas o programa fica disponível no site e pode ser baixado a qualquer hora, inclusive nesse período.
O leão esta rindo a toa com
 os resultados iniciais
 das declarações


O problema é que a maior parte da população não sabe quanto paga de imposto nos produtos e serviços que consomem cotidianamente. Por exemplo, você sabia que de cada 100 reais que você paga de conta de energia elétrica, 48 reais são impostos? Ou seja, o preço real seria 52 reais, mas a gente paga mais 48 de imposto, o que representa uma carga tributária de 93% sobre o preço real da energia. Quer outro exemplo? Quando você abastece o carro com 100 reais de gasolina está pagando ao governo 53 reais, um imposto de 113%.

Tem mais - um maço de cigarros, que custa 3 reais para o consumidor, na verdade poderia sair por 60 centavos – 2 reais e quarenta centavos, ou 80% do preço do produto, são impostos, uma tributação de 410%. As donas de casa certamente não sabem que 40% do preço daquele pacotinho com 4 esponjas de aço são impostos, 38% do preço do fermento, 54% do preço da fralda descartável, 46% da conta de telefone e 49% do preço do bronzeador são impostos.Nem a brincadeira das crianças fica livres. As bicicletas e as bolas de futebol poderiam ser 46% mais baratas se não houvesse imposto.

Como os brasileiros não ficam sabendo dos tributos que pagam sobre os produtos e serviços que consomem, tendem a culpar somente as empresas pelos preços altos e deixam de cobrar do governo federal, estados e municípios pelos serviços que esses tributos deveriam cobrir, como saúde e educação de qualidade, segurança, estradas em bom estado de conservação, e por aí vai. Em resumo, se você pensa que só paga imposto de renda, IPTU, IPVA e mais nada, abra o olho. O Leão tem um apetite muito maior do que a gente pensa.

VOCE TRABALHA QUASE CINCO MESES
 SÓ PARA PAGAR OS IMPOSTOS

Nenhum comentário: