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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VÔO LIVRE





















Saio, encosto-me no tempo, pego no
 carro, viro obrigatoriamente à esquerda,
 depois obrigatoriamente à esquerda. Até
 aqui, nada que saber. O problema é no
 cruzamento seguinte, onde há o seguir
 em frente, o virar à esquerda e o virar
 à direita. Hesito. Mas não tenho que
 hesitar, porque, vire para onde 
virar, o destino será sempre o mesmo:
 o da minha circunferência que ameaça
 voltar a tornar-se inexpugnável. Até 
ao dia em que decidir rebentar de vez
 com ela. Já esteve mais longe. Sinto
 que vem por aí o tempo de todas as
liberdades. E eu vou voar nelas.
Rampa de salto de asa delta em Santa Catarina













































































História do Vôo Livre no Brasil


Por Haroldo Castro Neves


O australiano Bill Moyes, em 1968, é
 o primeiro a praticar o planeio com
 uma asa e logo depois, em 1974, o
 francês Stephan Dunoyer de Segonzac
 vem ao Brasil e faz o primeiro vôo

 oficial saltando do Cristo Redentor.


Muitos adeptos do esporte surgiram
 na época e Luiz Cláudio Araújo de
 Mattos tornou-se o primeiro voador
 brasileiro , utilizando o sítio da 
Pedra Bonita, em São Conrado, RIO 
DE Janeiro, como ponto de decolagem.





Sol Kangaroo 3 tandem paraglider, 
 Photo: Fernando Prad
Desde os primeiros vôos, em 1974,
 o Rio exerceu uma completa liderança
 na explosão deste esporte no Brasil.
 A criação da Associação Brasileira 
de Vôo Livre, em 1976, organizou
 a sistematização de treinamento
 e normas de segurança, além 
de projetar pilotos brasileiros, com 

sucesso, em competições internacionais.


Hoje, a associação Brasileira de
 Vôo Livre - ABVL- é composta por
 11 associações estaduais que contam
 com mais de 2.000 praticantes do 
esporte em todo o país. Junto à 
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO
 CIVIL- ANAC - mantém a 
responsabilidade pela a regulamentação
 e coordenação do esporte em
 nível nacional.

O instrutor é essencial no primeiro voo

Primeiro dia de competição, sol 
muuuuuito forte e condições extremas

 com várias termais.

Em primeiro plano o meu avião...
No panorama internacional, em 1981,
 o Brasil conquistou o Campeonato
 Mundial de Vôo Livre, no Japão,
 com o piloto Pepê Lopes. Atualmente,


 somos os segundos no ranking
 mundial. Campeão Mundial por 
Equipes em 1989 e Campeão do 
Pré-Mundial de 1990, com o piloto
 Paulo Coelho, o Brasil sediou, em
 fevereiro de 1991, o VIII Campeonato

O VOO TRANSMITE UMA TOTAL SENSAÇÃO DE LIBERDADESol Kangaroo 3 tandem paraglider. Photo: Fernando Pradi

Mundial de Vôo Livre, na cidade
 de Governador Valadares/MG,
 onde ficamos com o segundo 
lugar por equipes e os pilotos 

Pepê Lopes como vice-campeão 
Mundial e o piloto Paulo Coelho
 com a terceira colocação. Em 
1999, a equipe Brasileira conquistou
 o título de campeã Mundial por 
equipes, na Itália, com o piloto

 André Wolf ficando como Vice-
campeão Mundial, o piloto Pedro
 Matos em terceiro lugar, o piloto 
Beto Schmitz com a quarta colocação,
 Luiz Niemeyer com a sexta e
 Álvaro Sandoli (Nenê Rotor) com
 a oitava colocação. Em 2003 

foi realizado no Brasil, em Brasília,
 o XIV Campeonato Mundial de
 Vôo Livre, onde mais uma vez
 os pilotos brasileiros se destacaram
 e conquistaram a vice-liderança
 no ranking mundial, ficando 
atrás apenas dos pilotos austríacos.
 O próximo Campeoanto Mundial 
será realizado na Austrália,

 em janeiro de 2005.

A realização de campeonatos
 estaduais com foco na promoção
 e divulgação do esporte 
justifica-se como uma importante
 ferramenta de desenvolvimento,
aprimoramento dos pilotos e 

sustentabilidade do esporte.

Através destas competições os
 pilotos se preparam para o 
circuitos: nacional e mundial.
 A seleção da Equipe Brasileira
 é formada através de um ranking 

dinâmico e muito competitivo.


Ao longo desses 30 anos de vôo
 livre no Brasil, muitas etapas
 foram vencidas e, sem dúvida,
 uma grande conquista foi a 
construção da sede própria da
 ABVL no terreno cedido pelo
 Governo do Estado do Rio
 de Janeiro na área de pouso
 em São Conrado, Rio de 
Janeiro,berço do vôo livre nacional.






Voei de Asa Delta no

 Rio de Janeiro

asadeltarj
Logo que eu soube que passaria o Reveillon
 no Rio de Janeiro tive a brilhante ideia de
 voar de asa delta. Perguntei pra alguns
 amigos se alguém conhecia um instrutor 
confiável mas nada de indicações. Uma colega
 que já morou lá me contou que era super
 fácil combinar o voo, era só chegar na 
praia de São Conrado e perguntar pro pessoal
 que estava aterrisando. E realmente dá 
pra fazer assim porque alí no fim da praia
 fica a Associação de Voo Livre onde estão
 cadastrados todos os instrutores profissionais
 do Rio de Janeiro. Mas claro que lá fui
 eu fuçar a internet.
Joguei no Google “asa delta rio de janeiro”,
 entrei em alguns sites e mandei e-mail pra 
todos que tinham um bom tempo de 
experiência, equipamentos importados 
 e claro, eram credenciados na associação
 (todos que achei eram assim). Logo fui 
recebendo as respostas e todos estavam 
chutando o preço lá no alto, afinal, no 
fim do ano o movimento é grande.
 Alguns até já ressaltavam que nesta
 época só faziam pacote completo (com
 translado, foto e dvd) o que fazia o preço
 chegar aos 350 reais.
Eu agendei horário com o Beto da Rotorfly 
que além de oferecer as mesmas coisas
 que os outros, não exigia que se
 comprasse o pacote completo e tinha
 o melhor preço de todos, 160 R$ por
 pessoa. Encontramos ele no Posto Shell
 da Estrada da Gávea, de lá ele nos levou
 pra Praia do Pepino em São Conrado. 
Assinamos o termo de responsabilidade
 e pagamos mais uma taxa de R$10.  
Subimos de carro com o instrutor pra
 Pedra Bonita que fica a 520m de 
altura. São uns 15 minutos de percurso
 em estrada asfaltada.
Chegando lá havia apenas 3 pessoas na
 espera (fomos bem cedo) e assim que 
a neblina se dissipou um pouco as asas
 começaram a descer. Há um treino 
bem fácil antes de voar e algumas intruções.
 Depois você entra num tipo de colete, 
se amarra na asa ao lado do instrutor. 
Daí você corre corre corre num deck de
 madeira que fica na pedra e quando 
menos espera, já está no ar! Que delícia!
 O voo é muito suave, não balança, não 
dá medo e dá pra ficar conversando com 
o instrutor. A sensação de voar é ótima e 
a vista é linda. Não durou muito, apenas 
10 minutos, mas foi o suficiente pra curtir.
 A parte mais emocionante é a descida 
quando a asa pega um pouco mais de
 velocidade. Peça pro instrutor aterrisar
 no gramado e não na praia, assim seu
 pé não fica atolado na areia.
INFO: (esses valores podem mudar)
Voo de Asa Delta: Beto Rotor Fly (18
 instrutores experientes e homologados
 pela Associação Brasileira de Voo Livre,
 coordenados por Beto Rotor. Beto é
 atual diretor financeiro do Clube São
 Conrado de voo livre, piloto e instrutor
 de asa delta e parapente com 15 anos
 de experiência e há mais de 20 anos
 envolvido com o voo livre.)
Contato: (21) 7841-1348 / 9694-7323 e
 2422-8586 ou betorotor@gmail.com
Preço: R$ 160 de semana e R$180 de
 fim de semana
Opcionais:  fotos digitais (R$ 40,00) e 
filmagem em DVD (R$ 80,00) ~Transfer
 de seu hotel ou residência: Vindo da
 Zona Sul ou  Barra da Tijuca – Ida  e 
volta para até 4 pessoas R$ 50,00.
Formação de para-quedistas
Os pagamento são feitos depois do 
voo. Se você sentir medo e quiser desistir
 não é cobrado nenhum valor.
O melhor horário pra voar é entre as 7h 
e 9h, depois disso a pedra fica congestionada!
LIGAR 1 HORA ANTES DO VOO PRA 
SABER SE O VENTO ESTÁ FAVORÁVEL

Posts relacionados:

Incrivel voar sem motor !
Atinge longas distancias apenas 
flutuando levemente pelo ar
O painel parece de um avião normal,
mas não possui motor






Bem alto acima das nuvens
Isso é voar como um pássaro




















Essas aeronaves desprovidas de
 motor, são o que de mais próximo
 o homem fez para voar como os pássaros, 

principalmente os pássaros planadores.



Na ornitologia os pássaros planadores
 são aqueles que pouco se utilizam dos 
movimentos das suas asas, conhecidos

 como bater asas, para voar.



Esses pássaros usam as correntes aéreas 
para se manterem às vezes por horas e 

horas voando sem esforço.



Entre as características desse tipo de 
vôo está a enorme facilidade com que 
essas aves encontram as térmicas que
 são as correntes ascendentes criadas na
 atmosfera pelo deslocamento das massas

 de ar quente.



Por serem menos densas essas correntes
 sobem na atmosfera, como se fossem 
tubos de ar aquecido, e que sobem até 
que a condensação, pelo resfriamento, 
as transforme nas nuvens do tipo cumulus.
 O aproveitamento dessas correntes é

 fundamental para o vôo planado.



A técnica do vôo aproveitando as térmicas,
 foi desenvolvida principalmente pelo alemão
 Georgui na década de 1920 e a partir de
 então o vôo em planadores teve um 
grande impulso. Os vôos tiveram sua 
duração extraordinariamente aumentada
 e portanto as distâncias percorridas

 também cresceram muito.



As técnicas construtivas dos planadores
 também tiveram um enorme impulso
 quando os materiais originalmente 
utilizados (madeira e lona) foram 
substituídos pelos materiais compostos

 (fibra de vidro e fibra de carbono).


O vôo em planadores é portanto a essência
 do vôo. Um vôo muito tranqüilo, com 
um leve ruído do ar passando pela 
fuselagem do planador e toda a 
natureza para ser apreciada de uma 

posição muito privilegiada.



O vôo apesar de muito tranqüilo, 
envolve muitos conhecimentos e uma
 avaliação e reavaliação sistemática 
por parte do piloto que precisa tomar
 até 20 decisões por minuto, seguidas
 de correções efetuadas nos controles

 do planador.



Com o passar dos treinamentos e 
a vivencia, o piloto acaba fazendo 
essas ações e correções de forma 
automática, da mesma forma que o

 piloto de automóvel ou motocicleta.



O primeiro vôo em um planador 
é uma experiência inesquecível.
 Com o passar do tempo e dos
 vôos realizados, é inevitável 
que a pessoa seja contaminada 
pelo vírus do vôo silencioso que 
nós apelidamos de "Aerococus

 Thermalis".



Quer saber mais sobre o vôo 
silencioso, suas aves e muitas
 estórias? Editamos um livrinho 
chamado "ASAS, PENAS E
 TROFÉUS".





2 comentários:

Frazão disse...

Obrigado pela Boa divulgação!!!
Mas, por favor!! Estes valores estão desatualizados, mande me consultar em www.rotorflyvoolivre.com
ou betorotor@gmail.com
21 7841-1348
Abração!

Em sintonia disse...

Boa tarde Frazão, perfeito, eu vou entrar no seu site, eu aprecio todos os esportes, mas tenho profunda admiração pelos esportes radicais e os esportes de muita técnica, como o alpinismo, voo livre, rapel,etc, eu é que agradeço á sua visita no meu blog.
Um abraço.