SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira projeto de lei que transforma a prática de corrupção na administração pública em crime hediondo. O projeto será submetido ao Congresso.
Segundo Lula, é forte na sociedade a ideia de impunidade. "É que as pessoas percebem que um cara que rouba um pãozinho vai preso e um cara que rouba 1 bilhão não vai preso. Isso está muito forte na cabeça das pessoas", disse Lula em discurso durante cerimônia pelo Dia Internacional contra a Corrupção.
Lula disse ainda que a corrupção é algo difícil de descobrir.
"Às vezes, o corrupto é o cara que tem a cara mais de anjo, é aquele cara que mais fala contra a corrupção, é aquele cara que mais denuncia, porque ele acha que ele não vai ser pego", afirmou o presidente, prevendo que levará o projeto também ao G20 (grupo dos países ricos e emergentes).
Os crimes que passariam a ser classificados como hediondos (sem direito a fiança e indulto) são os de concussão (usar a função para pedir dinheiro ou vantagem), peculato (apropriação ou desvio de valores ou bens por servidor), corrupção ativa e passiva.
As penas para esses crimes passam a ser de 4 a 12 anos de prisão para o servidor comum. Para as altas autoridades (presidente, governador, prefeito, entre outros) as penas variam entre 8 e 16 anos.
Hoje, a legislação prevê detenção de 2 a 12 anos indiscriminadamente. Apenas no caso de concussão, a pena máxima prevista atualmente é de 8 anos. O projeto também amplia o período de prisão temporária.
(Reportagem de Ana Paula Paiva)


A CHINA PEGA PESADO COM CORRUPTOS .

Alimentos e Remédios da China, Zheng Xiaoyu, foi executado nesta terça-feira (10) após ser condenado por corrupção, em uma sentença com a qual Pequim tenta conter a pressão internacional diante da crise sanitária que afeta os produtos chineses.
Zheng, de 63 anos, recebeu em 29 de maio a sentença à pena de morte do Tribunal Popular Municipal Intermediário Número 1 de Pequim, que calculou os subornos recebidos em US$ 832 mil (incluindo presentes, o que representa cerca de R$ 1,6 milhão) e o acusou ainda de descumprimento do dever.

É a primeira vez nos últimos três anos que a pena de morte é aplicada a altos dirigentes.


As últimas execuções ocorreram em 2004, com a do vice-governador Wang Huaizhong, e em 2002, com as de Hu Changqing, vice-governador da província de Jiangxi, e de Cheng Kejie, vice-presidente do Legislativo, todos eles por terem aceitado subornos.

 

Imagens da fome na África. O que fazer?



A região do planeta que mais sofre com a fome provavelmente seja a África, onde a situação parece a cada dia piorar apesar da ajuda humanitária. Esta situação precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta não é uma pessoa que se sinta livre. Mas é preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam à fome. Muitos acham que as conhecem, mas não percebem que, quando falam delas, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos já disseram e a apontar causas que não têm nada a ver com o verdadeiro problema.
Por exemplo:
A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes . Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira. Estudos dizem que a Terra suportaria bem até 7,5 bilhões de pessoas.
A fome é devida ao fato de super população. Também não é verdade! Há países muito populosos, como o Japão, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem fome!
No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos!
Existem imagens que falam mais que muitas frases ou palavras, por isso, não vamos comentar estas fotos. Apenas veja-as e tenha um momento de reflexão e ore pelos povos da África…ORE.
Fome na África
Fome na África
Fome na África
Fome na África
- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo.
- 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.
- Um terço das crianças dos países em desenvolvimento apresentam atraso no crescimento físico e intelectual.
- 1,3 bilhão de pessoas no mundo não dispõe de água potável.
- 40% das mulheres dos países em desenvolvimento são anêmicas e encontram-se abaixo do peso.
- Uma a cada sete pessoas morre de fome no mundo.

A melhor noticia que o presidente Lula poderia dar para toda nossa sociedade, ninguem aguenta mais tantas falcatruas realizadas com o dinheiro publico nosso dinheiro, e não acontecer nada para os corruptos e nem para os corruptores.
Teria mesmo que haver um combate efetivo do governo para minar aos poucos esse mal e ate se obter um controle e um dominio mais amplo sobre essa situação.
Pois em alguns paises do primeiro mundo, esse assunto é tão serio que as penas aplicadas são rigorosissimas chegando até á pena de morte na China.
Por causa dessa corrupção desenfreada, na Africa pessoas morrem de fome sem ter o que comer.
Pois a pena rigorosa ao corrupto não evitaria   que o dinheiro destinado á diversas obras sociais seja desviado, mas com certeza contribuiria em muito para se evita-la como fator psicologico de prevenção.
Pois o corrupto não se comove nem um pouco com essas imagens da miseria causada por sua ganancia mercenaria, e praticamente também por isso acaba por condenar essas pessoas á um terrivel
fim.